No ano 2001, Pai Niltom por conta da transferência de sua filha de santo Inês de Iansã, foi para Madrid-Espanha, fazer a abertura da Casa Brasil Ilê Oia Axé e todos os rituais que a ocasião pedia.

Com Ilê já em funcionamento, Pai Niltom permaneceu em Madrid orientando nos afazeres diários, como o movimento de consulentes só fazia aumentar, acabou que por obrigado a também atender as pessoas, jogando búzios e fazendo trabalhos espirituais.

Com o decorrer do tempo fazendo atendimentos ao público, também vieram pessoas procura-lo, para desenvolver seus dons medeúnicos, que Pai Niltom com toda a dedicação, não exitou em aceitar o desafio.

Hoje em dia, por conta desta estada no período de 2001/2004 na Europa, temos irmãos nos países da Itáli, Espanha, França, Portugal, Suíça e Ilhas Canárias, que com freqüencia vem nos visitar, para fazerem suas obrigações e prestigiar a festa que acontece em Maio da Mãe Oxum Pandá.

Pai Niltom nos falou das dificuldades que enfrentou para realização dos trabalhos no Velho Mundo:

" A falta de material é constante, principalmente no que diz respeito a ervas, que por aqui no Brasil, são abundantes e corriqueiras.
Outro grande problema é acesso ao lugar apropriado para entregar os trabalhos uma vez que, qualquer local é erméticamente fechado, tendo que se pedir consentimento prévio as autoridades locais para poder entrar e trabalhar.
Por fim, as grandes distância que se tem que percorrer e o gelo que acaba por cobrir quase que todo o verde, sobrando somente o asfalto.
"

Para finalizar Pai Nilton percorreu quase toda a Europa por conta de atendimentos a clientes passando por, Espanha, Portugal, Inglaterra, França, Marrocos, Itália, Suíça etc...

Alguns destes lugares, você pode ver no nosso arquivo de fotos.