TEMPLO DE OXUM como tudo começou !!!!!!!!

.


.Esta é a história, de um grupo de pessoas muito especiais, pois éram médiuns, como muitos de nós, e no intuito de desenvolver seus dons mediunicos, e fazer o bem a todos que fossem necessitados de ajuda espiritual, em 19 de Novembro de 1955, se unem e por fim fundão a " Tenda de Umbanda Cacique Haitú", com seu Estatuto lavrado em cartório.

A presidência ficou a cargo do Sr. Jardelino Rodrigues (pai carnal de Pai Niltom), militar vindo de Santa Maria, servindo então no antigo R.O. em São Leopoldo onde viveu até o fim dos seus dias.

A Diretoria Espiritual ficou a cargo de Mãe Mathilde do Oxalá, (mãe carnal de Pai Niltom), cargo que desempenhou até o ano de 1982.

Mãe Mathilde do Oxalá, que desenvolveu sua mediunidade, recebendo o então Caboclo Haitú, que foi coroado cacique em 1951, no terreiro "Tenda de Tupinambá" de dona Arminda, que se localizava na cidade do Sapucia do Sul, assumindo assim as atividades espirituais como pagé do terreiro, na Tenda de Umbanda Cacique Haitú".







Como Utilidade Pública

Sempre que foi requisitada pelas autoridades, a Tenda de Umbanda sempre esteve a disposição para auxiliar com toda a dedicação e boa vontade, muitas vezes fazendo até mesmo o impossível para socorrer os menos afortunados, assim foi em duas catastrofes que se abateram sobre a cidade de São Leopoldo nos anos 70.

Foram duas ocasiões em que o Rio dos Sinos transbordou, deixando centenas de famílias desabrigadas e desamparadas, atendendo o apelo das autoridades municipais, a sede da Tenda de Umbanda Cacique Haitú, acolheu destas duas catastrofes, dezenas de desabrigados.





Alfabetização

Por se tratar de uma casa de carater social, foi pioneira na cedência de suas instações por muito tempo, para alfabetização, servindo de sala de aula para realização do curso MOBRAL em São Leopoldo, concretizando assim, a sua proximidade com a comunidade e assistência aos mais necessitados.


Afiliações

Afiliada desde o início a antiga União de Umbanda do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente CEUCAB/RS, sempre foi atuante nos movimentos a favor do desenvolvimento do culto aos Orixás no Rio Grande do Sul, poteriormente filiando-se a AFOBRAS.



Associação Espírita de Umbanda Cacique Haitú - Templo de Oxum

.E foi no ano de 1982, com mudanças dos Estatutos em assembléia com todos os sócios, que Pai Niltom toma posse como Diretor Espiritual, e a Associação Espírita de Umbanda Cacique Haitú, por seu desenvolvimento natural com o passar dos anos se torna a "Associação Espirita de Umbanda Cacique Haitú - Templo de Oxum", como é conhecida por todos nós, filhos, netos, clientes e amigos, até hoje.

< < Voltar



.